Marketing de conteúdo: perguntas para definir uma estratégia

O marketing de conteúdo é uma ferramenta eficaz para promover, atrair um fluxo de visitantes ao site, gerar economia e informar o público-alvo. O conteúdo criado e colocado corretamente funciona com o público, movimenta seus negócios, filtra os usuários e leva os clientes-alvo ao site promovido.

Se o seu marketing de conteúdo não produz os resultados desejados, você não está fazendo marketing ou fazendo errado. Planejar, desenvolver e manter uma campanha de marketing bem-sucedida é uma combinação de um entendimento intuitivo do público-alvo e estratégias desenvolvidas com base em dados reais do usuário. Para que uma campanha de marketing seja bem-sucedida, é necessário definir claramente as metas e maneiras de alcançá-las.

O objetivo da campanha – Não sabe por onde começar? Comece com o principal – com a definição do objetivo. O que você deseja alcançar como parte da campanha? Talvez você queira aumentar o conhecimento da marca, informar o público-alvo sobre um novo produto ou serviço ou aumentar a confiança da marca, confirmar a credibilidade da marca no assunto.

Juntamente com a meta, é necessário determinar o tempo e as métricas de sucesso. Isso o ajudará a planejar tudo passo a passo e a visualizar o progresso – o quanto você está perto de atingir a meta.

Quem é seu público-alvo – Para entender quem é seu cliente, você determinará exatamente quais canais de marketing se tornarão mais eficazes, qual formato de conteúdo será mais fácil de inserir e o tempo ideal de interação.

Qual conteúdo é necessário? Os objetivos da campanha e uma compreensão clara do público-alvo determinarão que tipo de conteúdo será ideal. Além dos fatores padrão (relevância, precisão, relevância, utilidade), o conteúdo deve ser enviado no formato correto.

Blogs, webinars, podcasts, notícias, vídeos, infográficos, cases, press releases, publicações gráficas – a lista é imensa.

Não esqueça que a consciência processa informações visuais milhares de vezes mais rápido que as informações textuais. Use as imagens corretas e relevantes no texto. Freqüentemente, os gerentes de conteúdo complementam o texto com uma imagem “porque é necessário”, usando imagens como elemento técnico. Tais imagens de forma alguma melhoram a percepção da informação textual, desviam a atenção, comprometem a competência da fonte.