Aumento de conversão: passo a passo

A otimização da conversão não é uma medida única nos negócios online, mas um trabalho sistemático e constante para melhorar o site para o usuário. Conversão determina lucro e economia.

Teste A / B – O teste A / B é um método simples para determinar a versão mais eficaz de um site. Os testes A / B estão sujeitos a design, estrutura, texto, título, imagem, botão, animação. Para o teste, duas versões da página são criadas, por exemplo, com títulos diferentes. O tráfego entre páginas alternativas é distribuído 50/50. No final do teste, os resultados são calculados: quantas pessoas converteram cada versão. Uma página com uma taxa de conversão mais alta vence.

A solução nem sempre é óbvia. Além disso, a ação do usuário é mais determinada por fatores psicológicos e emocionais difíceis de prever. O teste A / B é baseado nos interesses e preferências dos usuários. O que testar:

As manchetes e notícias são nítidas, claras, pedindo ação. O título deve divulgar claramente a oferta do site. Os usuários leem apenas os títulos com mais frequência do que o texto em uma página;

A estrutura da página e a navegação – é fácil para o usuário navegar na página e no site;

Design, tamanho, cor, texto, Botões CTA;

Vários tipos de conteúdo – Teste páginas com texto, imagens ou vídeos. Para cada tipo de produto / oferta, conteúdo diferente funciona de maneira diferente.

Indicar claramente os benefícios da proposta – Os benefícios são fatores que convencem o usuário a comprar de você, não dos concorrentes. O principal problema da maioria dos sites é a verbosidade. O usuário tem preguiça de ler e escolher exatamente as vantagens de uma tela grande. Agora imagine que o texto está limitado a 10 palavras, o que você diria ao usuário?

O erro da maioria dos otimizadores é o vetor errado de alterações. Eles começam a melhorar o design, alteram a cor e o tamanho dos botões e elementos de navegação, enquanto no primeiro estágio é importante entender com que clareza o site descreve suas principais vantagens.

Filtro de jargão – A simplicidade é mais convincente do que construções gramaticais complexas, termos profissionais e jargões. Você cria um site para usuários comuns, não para especialistas. Portanto, fale mais fácil e todos entenderão você. A exceção são sites para especialistas restritos.