Estudar o Sol é o mais novo objetivo da Nasa em duas missões anunciadas

A Nasa informou em junho deste ano que iniciará duas missões que terão o objetivo de estudar o Sol que compõe o nosso sistema solar. De acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos, os estudos serão fundamentais para que os pesquisadores entendam um pouco mais sobre os efeitos dinâmicos que ocorrem ao redor do Sol. O anúncio realizado pela Nasa no dia 20 de junho de 2019 também revelou que uma das novas missões divulgadas estudará a influência do Sol sobre a energia e as partículas presentes no sistema solar. Já a outra pesquisa anunciada será útil para um estudo da reação da Terra em relação a esse comportamento do Sol.

Segundo as notícias divulgadas pela Nasa, o vento solar, que é uma efusão de partículas geradas pelo Sol, pode ser responsável por um fenômeno dinâmico de radiação chamado pelos pesquisadores de “clima espacial”. Os cientistas informaram que o vento solar é a combinação desse fluxo constante onde diversas partículas são emitidas pelo Sol no sistema solar. Quando em contato com outras condições que variam constantemente, o vento solar contribui para o “clima espacial”, que por sua vez pode interferir nas atividades terrestres.

“Quando essas partículas interagem no campo magnético da Terra há diversas interferências nas atividades do planeta, por isso é fundamental estudar questões como essa. Essa interferência pode comprometer a segurança de astronautas, sinais de GPS, comunicações de rádio e até mesmo a transmissão de energia elétrica”, informou a Nasa.

No entanto, a Nasa esclareceu que todas as informações atuais sobre partículas do Sol são bastante vagas para entendimento do “clima espacial”. Por isso, é fundamental estudar esse comportamento a fundo, relacionando a Terra e o nosso satélite natural, a Lua. Com esse estudo, será possível minimizar qualquer efeito negativo da interferência causada pelo “clima espacial”. Esse estudo é tão importante, na visão da Nasa, que sem ele não será possível enviar a tripulação na missão Ártemis, que pretende explorar novamente a Lua.

De acordo com a Nasa, a missão tripulada Ártemis e outras futuras explorações do espaço dependerão dos resultados obtidos com seu estudo sobre o Sol.