Década de 1990: Donata Meirelles destaca alguns elementos dessa época que retornaram à moda

A moda costuma apresentar algumas releituras de itens que já foram empregados, assinala a empresária Donata Meirelles, cuja carreira se estabeleceu por atuar no segmento fashion. Nos dias atuais, contudo, não há exatamente uma linha que deva ser seguida por quem aprecia estar na moda. O que se fala é na utilização de algumas tendências, sem que seja preciso abrir mão de um determinado estilo, enfatiza a empreendedora brasileira.

As tendências podem surgir em virtude de fatores variados. Até mesmo filmes, novelas e acontecimentos podem gerar algo dentro do universo da moda. O mesmo também ocorre no que diz respeito a uma determinada época. Algumas décadas, por exemplo, apresentaram elementos que são recordados com o passar do tempo. Isso pode ser observado em relação aos anos 1990, que voltaram com força total no meio fashion, algo que pode ser conferido a partir do lançamento de coleções de diversas grifes.

A década de 1990 foi icônica por várias criações nesse ramo. A pochete, por exemplo, é um dos memoráveis acessórios que passaram a ser lançados por algumas das mais conhecidas marcas. Deixado de lado por muito tempo, o item em questão foi novamente adotado, sobretudo por algumas influenciadoras de moda. Donata Meirelles esclarece que, por se tratar de uma releitura, algumas modificações foram feitas na peça, tanto nos materiais empregados para sua confecção, quanto no modo como passou a ser utilizada. Vale destacar que no passado a pochete era usada na lateral do corpo e agora é empregada frontalmente.

A calça jeans baggy é outra peça dessa época que retornou ao vestuário feminino. Ao contrário da skinny, que é ajustada ao corpo, o modelo apresenta modelagem mais ampla. A cintura alta, típica desse tipo de calça já vinha há alguns anos sendo reintroduzida na moda, pontua a empreendedora. Além do jeans, estima-se que outros tecidos sejam adotados para a confecção dessas peças.

A área do pescoço ganhou especial destaque nas últimas temporadas e isso, conforme reporta Donata Meirelles, é uma das tendências extraídas da década de 1990. Seja em forma de joias ou bijuterias, a moda das chokers parece ter conquistado adeptas de vários estilos. As vitrines de lojas físicas e de e-commerce são prova de que essa tendência é forte, destaca a empreendedora.

A onda de itens da moda típica dos anos 1990 também é vista no que se refere às peças de lingerie, que surgem com aspecto esportivo. As roupas íntimas, entretanto, já não se limitam a ficar escondidas, já que assumem protagonismo em algumas composições. As grifes, por sua vez, se valem disso para imprimirem suas marcas, que podem ser propositalmente deixadas à mostra por quem utiliza essas peças.

O xadrez escocês retornou ao meio fashion, principalmente em tecidos utilizados em alguns modelos de blazer. Essa padronagem de xadrez, segundo ressalta Donata Meirelles, também está presente em calças e shorts, justamente para que formem conjuntos com alguns tipos de blazer, por exemplo. Os conjuntos de várias formas também são outros elementos que foram inspirados na moda dessa época, destaca a empresária.