COMO USAR O GOOGLE SEARCH CONSOLE: GUIA PARA A NOVA VERSÃO

O novo console de pesquisa do Google pode se tornar uma das principais ferramentas de SEO para os negócios à sua disposição. Como obter benefícios reais? Veja o que você precisa saber para começar.

O Google Search Console (antigo Webmaster Tool e abreviado como GSC) é uma ferramenta indispensável para descobrir erros do rastreador, problemas com rich snippets e páginas AMP, indexação de sites e blogs. Mas você também pode fazer outras coisas com essa ferramenta de SEO, como analisar as consultas mais interessantes para se posicionar no Google e aumentar as visitas ao site agindo em tags de título e meta descrições. Sem esquecer as notificações de penalidades.

O Google Search Console pode fazer a diferença em muitos pontos de vista. Mas por que é essencial ativar essa plataforma e como você pode melhorar o site?

Esta ferramenta gratuita (antiga Webmaster Tool) da Mountain View é uma aplicação com vários utilitários para ajudar os proprietários de sites a otimizar o site. Em particular, você pode, em resumo, entender como o mecanismo de pesquisa indexou o site, sugerir o sitemap.xml, descobrir as pesquisas que geram mais tráfego e com qual taxa de cliques, a estrutura dos links internos e muito mais.

Sua utilidade é transversal: pode ser usada por quem deseja obter o controle simples de seu projeto, mas também pelos especialistas em SEO para realizar atividades avançadas de otimização de mecanismos de busca. Onde começar a dirigir?

Ativar e verificar o Search Console – É fácil usar essa ferramenta: vá para a página oficial ( search.google.com ) e clique no botão para começar a inserir o primeiro portal. Você precisa fazer login pelo Gmail e digitar o URL do site. Neste ponto, você é solicitado a verificar o site com

– Envie um arquivo HTML para o site.

– Digite uma string de código.

– Através do Google Analytics.

– Com o Gerenciador de tags do Google.

Lembre-se de que no Search Console seu site é considerado uma propriedade que você gerencia. O mesmo se aplica aos aplicativos. Então, se você ver um convite para verificar a propriedade, falamos sobre entrar no seu projeto pela primeira vez. Ela deve ser inserida antes de fechar a seção de cabeçalho, onde as meta tags do Google também estão localizadas. Mas a verificação de análise também é válida.