O que é marketing?

O que é marketing? Se você está no mercado de trabalho há pelo menos um ano ou dois, provavelmente encontrará diversos termos e cargos associados ao marketing – entre eles, estratégia de marketing, marketing de conteúdo, gerenciamento de marketing, marketing digital, business-to-business. marketing, email marketing e comunicação de marketing .

Com tantos papéis e notícias diferentes, é uma grande questão que pode ser mais bem atendida pela compreensão do que o marketing não é. Quer você esteja ou não se candidatando a um trabalho de marketing, é importante entender o processo e as pessoas por trás do marketing, porque qualquer empresa ou negócio – seja óbvio ou não – tem algum tipo de estratégia de marketing.

O conceito de marketing pode estar relacionado a vendas, mas o marketing não está vendendo. Claro, fazer uma venda é um dos resultados da comunicação de marketing bem-sucedida , mas está longe de ser o quadro geral.

Marketing também não está dizendo, desde que haja muita comunicação quando você está no mercado. E os profissionais de marketing criam folhetos, páginas da Web e outros recursos e materiais de mídia social para listar os serviços de uma empresa ou descrever seus produtos. Mas essa atividade não abrange tudo o que o marketing é ou faz.

Então, o que é marketing, então? Na minha opinião tendenciosa (com base em mais de 15 anos na indústria), o marketing está ensinando. Profissionais de marketing, ou qualquer pessoa com um trabalho de marketing, estão ensinando, explicando, educando os consumidores por que deveriam comprar um produto, investir em um serviço ou confiar em uma marca.

E é exatamente o que todos nós precisamos fazer mais quando se trata de nossas carreiras.

Se você quer um novo emprego, uma promoção , um pay raise , um horário mais flexível, a opção de telecommute do trabalho, ou talvez você queira mudar carreiras em uma nova indústria ou você quer provar que ainda está em jogo quando tornando-se uma mãe – os princípios de marketing podem ajudar a direcionar estrategicamente sua carreira.

Comece com um plano de marketing.

Nenhum esforço de marketing – pelo menos um sucesso – já começou sem um plano. Começa com algumas perguntas-chave: onde estive? Onde eu estou agora? Onde eu quero ir? Como eu chego onde quero ir? Quais habilidades ou oportunidades eu preciso? Quais barreiras estão no meu caminho? E a lista continua.