Maiores produtores de lixo plástico revelam mudanças para driblar o problema

Um novo relatório divulgado pelo grupo de ambientalistas Greenpeace revelou que as empresas Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as que mais produzem lixo plástico em todo o mundo. De acordo com as notícias divulgadas, as três empresas são responsáveis pela maior parte do lixo plástico produzido no mundo.

O grupo Greenpeace, que tem promovido o movimento “Break Free From Plastic”, revelou que as três empresas aparecem como maior produtoras de lixo plástico no planeta no levantamento realizado pelo grupo em um total de 42 países. Para o levantamento, o grupo contou com 239 coletas de plásticos realizadas nesses países, o que resultou na análise de um total de 187 mil itens caracterizados como lixo plástico. O intuito do grupo ambientalista era promover uma observação de como as grandes corporações contribuem para que o lixo plástico aumente no mundo.

A empresa Coca-Cola, que é responsável pela maior produção de refrigerante no mundo, também foi listada pelo Greenpeace como maior produtora de lixo plástico. De acordo com os dados do Greenpeace, dentre os 42 países analisados pelo levantamento 40 deles tinham lixo plástico com a marca da Coca-Cola.

O levantamento ainda revelou que o tipo de plástico mais encontrado dentre as amostras coletadas está o poliestireno, que é o plástico utilizado na produção de embalagens plásticas e copos de café. O segundo tipo de plástico mais encontrado nos lixos coletados pelo Greenpeace foi o PET, que é o plástico utilizado na fabricação de recipientes e garrafas.

Em resposta ao levantamento, as empresas relataram que irão realizar modificações relevantes na gestão de negócios para que esses problemas sejam completamente eliminados. A Coca-Cola, por exemplo, revelou em um comunicado que pretende coletar e reciclar todas as latas e garrafas que vender até o ano de 2030. Além da Coca-Cola, a Nestlé e a PepsiCo também notificaram que estão aderindo a novas soluções para esses problemas ambientais.

A PepsiCo informou que pretende colocar em breve no mercado embalagens recicláveis, biodegradáveis e compostáveis. Já a empresa Nestlé, que é atualmente a maior produtora de água e comida em todo o mundo, revelou que pretende eliminar a utilização de plásticos que não podem ser reciclados.