Como fidelizar clientes no e-commerce

Foco no cliente. Quantas vezes você deve ter ouvido essa frase? Esse poderia ser o mantra de qualquer negócio, principalmente quando o assunto for a fidelização de clientes. Aqueles que compraram e tiveram uma boa experiência de compra podem adquirir novos produtos, compartilhar notícias da marca, incentivar outras pessoas a comprarem do seu e-commerce e defender a marca, gerando uma publicidade espontânea.

No post de hoje vamos abordar o tema e trazer dicas para ajudá-la a fidelizar. Boa leitura.

  1. Conheça as necessidades de consumo dos clientes

Para satisfazer o consumidor é fundamental entender o que ele precisa, suas expectativas e o processo que adotam para chegar à uma decisão. Procure entender o mercado, o comportamento do cliente, analise os dados de acesso, entre outras métricas. Dessa forma, será possível determinar as ações que o negócio vai tomar e as estratégias de marketing que vão incentivar o cliente conforme seu estágio no processo de compra.

Quanto mais profundo for o seu conhecimento sobre as intenções de compra do seu público, maiores são as chances de mantê-los próximo a você.

  1. Entregue valor e não produtos

Quando um consumidor acessa o site, ele não está interessado somente em adquirir um produto, ele quer um valor. Ele quer ter uma experiência positiva, principalmente se for a primeira vez, assim passa a ter confiança também no mercado digital. Como e e-commerce pode agregar valor às suas ofertas? Com segurança, atendimento intimista e agilidade. Além disso ele precisa sentir que fez um bom negócio, com uma empresa de confiança, que o escuta mesmo à distância.

  1. Produza conteúdo de qualidade

O conteúdo já é visto como uma das principais formas de aproximar e manter o cliente próximo em todas as fases da compra. Boa parte do conteúdo produzido pelo e-commerce em blogs, descrições, redes sócias e outras mídias são destinados ao topo de funil de vendas, contudo é importante criar no intuito de mantê-lo próximo durante e depois da compra.

Esse é um ponto que o próprio negócio deve avaliar juntamente com a equipe responsável pela produção de conteúdo. Avaliar o que está funcionando bem, quais pontos são relevantes, o que é tendência e quais pontos são viáveis para a inovação.

  1. Ofereça canais de atendimento eficientes

Essa talvez sessa a melhor dica para a fidelização. O atendimento eficiente é aquele com múltiplos canais integrados, ágeis e a visão de não estagnar em um modelo único. Tendências como chatboots já dominam muitos e-commerces, trazendo maior agilidade e resultados positivos para atendimento.

Vale ressaltar que atendimento de excelência é algo obtido com empenho e alinhamento de todos os envolvidos para manter o foco na fidelização do cliente (de novo o mantra), aprender com ele, mostrar sua importância para o negócio. A partir daí é possível mantê-lo próximo e obter os benefícios dessa parceria.