Flávio Maluf explica como drones pode reduzir os gastos com a agricultura

Não é novidade que os drones estão ficando cada vez mais populares. No youtube pipocam todos os dias vídeos de filmagens incríveis através de drones com câmeras de alta precisão. No entanto, a maioria das pessoas ainda não sabem o real potencial dessa tecnologia. Flávio Maluf, presidente do grupo Eucatex, disse que além do faturamento milionário decorrente das vendas dessas aeronaves, os drones podem beneficiar outros setores importantes da economia, como o agronegócio.

Flavio Maluf reportou que a agricultura absorve 25% desses veículos aéreos, produzidos no mundo. Uma das utilidades é o mapeamento aéreo de grandes áreas de plantadas. Flavio Maluf explicou que o agricultor consegue monitorar mais rapidamente o crescimento da sua plantação numa área muito grande. Além de agilizar esse serviço de monitoramento, o mapeamento de cima fornece um angulo de visão muito mais eficiente da forma que era realizado antes.

O presidente da Geoflorestas, Leandro Aranha, disse que antes eram necessário 10 funcionários para realizar o serviço de monitorar toda a extensão da empresa. E esse trabalho demorava a metade de um ano para ser realizado. Atualmente, é possível fazer o mesmo com dois funcionários e em apenas um mês.

Flavio Maluf explicou que existem empresas nacionais entrando nesse mercado.

A Startup catarinense Horus, aberta em 2014, está brigando por um lugar no mercado de construção de drones. Flavio Maluf noticiou que a empresa já conseguiu desenvolver três modelos de aeronaves, um delas com 1,7 metros de envergadura. Além da venda dos veículos, a Horus também faturou oferecendo serviços de monitoramento e análise de dados coletados pela tecnologia embutida na aeronave.

Fabrício Hertz, presidente da Horus, explicou que é possível realizar uma análise nutricional do solo, além de avaliar os insumos e pragas, cujo resultado pode apontar onde é necessário atuar com meios de proteções e onde existe menos necessidade de intervenção. Em 2017 a Horus fechou com um faturamento de 3 milhões de reais.