Empreendedorismo social

Uma vez inspirado pela oportunidade e de posse de uma solução criativa, o empreendedor toma ação direta. Em vez de esperar que alguém intervenha ou tente convencer alguém a resolver o problema, o empreendedor age diretamente criando um novo produto ou serviço e o empreendimento para promovê-lo. Jobs e Wozniak não fizeram campanha contra mainframes nem encorajaram usuários a se levantar e derrubar o departamento de TI; Eles inventaram um computador pessoal que permitia que os usuários se libertassem do mainframe. Moore não publicou um livro dizendo às mães como fazer mais em menos tempo; ela desenvolveu o Snugli, uma mochila frontal ou sem moldura que permite que os pais carreguem seus bebês e ainda tenham as duas mãos livres. É claro que os empreendedores precisam influenciar os outros: primeiros investidores, mesmo que apenas amigos e familiares; depois colegas de equipe e funcionários, para vir trabalhar com eles; e, finalmente, clientes, para comprar em suas idéias e suas inovações.

 

Os empreendedores demonstram coragem em todo o processo de inovação, suportando o fardo do risco e encarando o fracasso de forma direta, se não repetidamente. Isso muitas vezes exige que os empresários assumam grandes riscos e façam coisas que os outros acham imprudentes, ou até mesmo desabilitados. Por exemplo, Smith teve de convencer a si mesmo e ao mundo de que fazia sentido adquirir uma frota de jatos e construir um gigantesco aeroporto e centro de triagem em Memphis, para fornecer entrega no dia seguinte sem que o pacote saísse da FedEx. Ele fez isso em um momento em que todos os seus concorrentes entrincheirados tinham apenas frotas de caminhões para coleta e entrega locais – eles certamente não administravam aeroportos e mantinham um grande número de aeronaves.

Negócios de empreendedorismo

Finalmente, os empreendedores possuem a coragem de conduzir suas soluções criativas até a fruição e a adoção no mercado. Nenhum empreendimento empresarial prossegue sem reveses ou reviravoltas inesperadas, e o empreendedor precisa ser capaz de encontrar maneiras criativas em torno das barreiras e desafios que surgem. Smith teve que descobrir como manter os investidores confiantes de que a FedEx acabaria conseguindo a escala necessária para pagar pela enorme infraestrutura fixa de caminhões, aviões, aeroportos e sistemas de TI necessários para o novo modelo que estava criando.