Carlos Alberto de Oliveira Andrade — médico e empreendedor, reconhecido e respeitado em ambas as carreiras

A CAOA já vendeu mais de um milhão de veículos.

 

Carlos Alberto de Oliveira Andrade nasceu em João Pessoa, capital do estado da Paraíba (PB). Ele é formado em medicina e, enquanto atuou na profissão foi um médico respeitado em todo o Norte e Nordeste do Brasil. Entretanto, sua história profissional está diretamente ligada a de uma montadora e distribuidora brasileira do setor automotivo que surgiu há quase 40 anos — a CAOA, onde, hoje, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração.

Em 1979, o médico virou empresário. Ele adquiriu um Ford Landau na concessionária de Campina Grande (PB), mas, com a falência da empresa, o carro nunca lhe foi entregue. Ele não pensou duas vezes e propôs que a loja fosse repassada para ele, como uma forma de compensar o pagamento realizado pelo veículo não entregue.

Deu certo, o negócio foi fechado e o fruto disso foi a fundação da CAOA, uma referência às iniciais do nome de Carlos Alberto de Oliveira Andrade que, então, tornou-se também empresário, passou a comandar a empresa recém fundada e, em pouco menos de seis anos, transformou a nova marca na maior revendedora Ford do Brasil.

Atento a novas oportunidades

Veio o ano de 1992 e com ele a abertura das portas do mercado brasileiro à importação de veículos que, até então, era proibida. O visionário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, no entanto, não perdeu a oportunidade de colocar a CAOA nessa empreitada — naquele ano a companhia tornou-se a importadora oficial e exclusiva no País da fabricante francesa Renault, e fez dela a número um em vendas no segmento de importados (algum tempo depois, porém, a própria Renault veio para o Brasil e reassumiu os direitos de importação).

A CAOA também se tornou, em 1998, a importadora oficial da marca japonesa Subaru — e, assim que assumiu a representação do negócio, triplicou as vendas de modelos da Subaru em menos de um ano.

Outra marca que já havia sido representada no Brasil, mas só obteve sucesso nas mãos de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, foi a sul-coreana Hyundai. Em 1999, a CAOA assumiu a importação e comercialização dos modelos da marca e a tornou líder no mercado de importados com o modelo HyundaiTucson.

O sonho da primeira fábrica

A duradoura e harmoniosa parceria entre a CAOA e a Hyundai proporcionou, em 2007, que Carlos Alberto de Oliveira Andrade concretizasse o sonho de construir a sua própria fábrica de veículos. Naquele ano o empresário inaugurou, com recursos próprios que chegaram a cerca de R$ 1,2 bilhão, a CAOA Montadora de Veículos S/A, situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, Anápolis (GO), e primeira fábrica da Hyundai no Brasil.

A escolha do empresário Carlos Alberto por Goiás como sede da fábrica foi bem planejada. O estado ocupa um ponto estratégico no mapa brasileiro, tanto para o desenvolvimento de uma enorme e emergente cadeia produtiva, como para o escoamento da produção de veículos para todo o território nacional, bem como para países vizinhos.

A realização desse sonho contribuiu para que o empresário, ainda em 2007, conquistasse o título de “Empreendedor do Ano na Indústria”, concedido pela Revista IstoÉ Dinheiro.

Empresa e empresário reconhecimentos

O respeito e a preservação do meio ambiente integram a cultura da fábrica de Carlos Alberto de Oliveira Andrade e, por conta do seu programa de reaproveitamento de resíduos da produção dos veículos e participação no reflorestamento da região Centro-Oeste, também teve seu primeiro reconhecimento oficial — em 2010, ganhou o selo de “Empresa do Bem”, organizado pela IstoÉ Dinheiro. Ainda, por três anos seguidos, a CAOA Montadora foi condecorada como a “Mais Admirada”, pela publicação Carta Capital.

Já Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em 2012, conquistou mais um título — dessa vez o de “Distribuidor do Ano”. Este prêmio é entregue pela matriz da Hyundai e é disputado entre os 179 distribuidores da marca no mundo inteiro. O empresário brasileiro foi o primeiro distribuidor fora da Europa a receber essa condecoração.

Em 2014, a CAOA encabeçou o ranking anual de satisfação — tanto em vendas, quanto em pós-vendas — realizado pelo instituto J.D. Power, conceituada consultoria mundial, especializada em pesquisas de Satisfação. Em 2017, a empresa repetiu esse feito. Trata-se de uma estratégia de marketing bem elaborada pela empresa do Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que trouxe para o mercado brasileiro veículos que se tornaram o desejo dos consumidores.

Mais um passo à frente

Mais recentemente, em 2017, a CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em um acordo histórico de cooperação, para lançarem a CAOA CHERY, uma nova montadora de veículos 100% nacional

A ideia da parceria é agregar o melhor das duas empresas:  a força da engenharia e os elevados padrões de qualidade de venda e pós-venda da CAOA, com a avançada tecnologia da Chery.

Panorama geral

Atualmente, a empresa fundada pelo Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade está presente em todas as regiões brasileiras e possui concessionárias das marcas Ford, Hyundai e Subaru, além de ser importadora exclusiva dos modelos Hyundai e Subaru no Brasil desde o final da década de 1990. A CAOA também produz, em sua fábrica – a CAOA Montadora – na cidade de Anápolis (GO), os utilitários esportivos Tucson, iX35 e New Tucson, além dos caminhões HR e HD80.

Em quase 40 anos de atuação, a CAOA já superou a marca de um milhão de veículos comercializados no Brasil.