Ecoempreededorimo: Uma nova Visão e Tendência Mundial para o Seus Negócios

Estamos entrando em uma nova era geológica conhecida como o Antropoceno, em 4,6 bilhões de anos de existência de nosso planeta nunca a Terra ficou dependente de uma única espécie no que diz respeito ao seu futuro. A capacidade do homem em criar e se comunicar alterou significativamente o nosso ambiente causando impactos significativos. O futuro de todas as formas de vida agora depende da capacidade dos seres humanos de se desenvolverem de forma sustentável. Ser ecologicamente correto e aproveitar essa nova era é o novo conceito de negócios, que pode determinar o amanhã de nossas futuras gerações.

Após a Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no século XVIII, houve uma grande mudança no comportamento do consumo e da forma de produção. As manufaturas foram sendo substituídas pelas máquinas e a produção passou ocorrer em larga escala. Após outras Revoluções e com grande aumento da população mundial ficaram cada vez mais sérios os problemas relacionados ao meio ambiente.

Foi vendido para todos a ideia do famoso “sonho americano” e despertado o “desejo” pelo consumo, fazendo com que outros padrões fossem mudando, como a moda e a tendência que se alteraram constantemente, despertando uma vontade em buscar novos produtos, criando uma geração consumista e imediatista.

E não foi ocorrendo somente mudanças na forma do consumo, pois sucederam outros problemas como o da prática empresarial, através dos produtos obsoletos, ou seja, os produtos passaram a ter uma vida útil reduzida, obrigando as pessoas a substituí-los com mais frequência.

Diante desse cenário a capacidade criativa de um empreendedor pode mudar a maneira como enxergamos o consumo, processos e produtos, transformando resíduos em matéria prima, agregando valor aquilo que até pouco tempo era apenas lixo. Partir para ação e empreender de forma sustentável pode mudar o futuro da nossa sociedade.

Estar atento as novas formas de negócios que nosso Planeta precisa se torna à resposta ao novo cenário, aos problemas sociais e econômicos que se apresentam na atualidade. Assim o ecoempreededor precisa ser um empreendedor atendo aos problemas atuais, pois muitas vezes o negócio vai começar através de uma solução para algum problema ambiental.