Volvo poderá fornecer até 24 mil carros autônomos para nova frota da Uber

A Uber anunciou recentemente um plano para a compra de até 24 mil veículos autônomos que serão desenvolvidos pela fabricante Volvo. Os carros irão compor o novo sistema de transporte da Uber, que pretende transitar de aplicativo para uma frota de veículos autônomos.

A empresa que possui sede em San Francisco, poderá receber o fornecimento dos veículos através do acordo não-vinculativo, como uma forma de superar certos contratempos que possam interferir entre a condução autônoma e a corrida em que a empresa tem em relação ao Vale do Silício para desenvolver os melhores sistemas de autocondução.

Segundo a empresa, os carros que serão desenvolvidos pela Volvo para a frota da Uber são baseados em um relacionamento construído pelas duas empresas que já permeia por quase três anos. Além disso, a ligação entre as duas empresas contribui para que o sistema de autonomia possa ser desenvolvido e difundido no mundo, através de relações comerciais e de interesse do público maior.

Alguns especialistas em negócios destacam que diversas alianças do tipo já foram firmadas entre montadoras e empresários, contudo, a maioria delas são forjadas através de um laço frouxo, onde as startups e as companhias de transportes acabam não encontrando uma boa colocação no mercado. Sendo assim, a aliança da Uber com a Volvo tem um grande destaque no mundo dos negócios, pois as perspectivas são de que esse laço possa resultar em um sucesso multimilionário.

A montadora de veículo Volvo, que faz parte da Geely, revelou em um comunicado que o fornecimento para a Uber é concreto, e o modelo escolhido para a nova frota da startup será o SUV XC90, que contará com o novo sistema de direção totalmente autônoma. Todos os detalhes foram acordados entre as partes através de um acordo não-exclusivo, que passa a valer a partir de 2019 e termina em 2021.

A Volvo também revelou que toda a parte do sistema autônomo que será implantado nos veículos está sendo desenvolvida pelo Grupo de Tecnologias Avançadas que compõem a Uber.

Caso a Uber venha a comprar todos os 24 mil veículos produzidos pela marca, o número será de longe o maior já registrado pela Volvo em termos de pedido. Além disso, o dado poderá ser registrado como o maior volume de vendas na indústria em relação aos carros autônomos.